EP – 04 / AXÉ TERRA – PRETTOS

Axé Terra – Prettos
Dracco Imagem

01. A VOLTA ARRASA (Magnu Sousá / Maurilio de Oliveira / João Martins)

A VOLTA ARRASA – Samba de partido alto dolente escrito por Prettos em parceria com João Martins, que explora o tema da “fadiga” daquele que viaja muito a trabalho, coisa muito comum no universo artístico. Embora exista graça em voar ou até mesmo navegar para outros lugares, hotéis, etc., ainda assim, nada pode ser mais interessante que estar em terra firme, no aconchego do lar e da família.


02. SIGAMOS EM FRENTE (Magnu Sousá / Maurilio de Oliveira)

SIGAMOS EM FRENTE – Samba cadenciado que glorifica a superação e a não desistência. Neste, o Prettos e Renato da Rocinha vem interpretando o sofrimento não apenas como um inimigo, mas também como um aliado de nossos processos evolutivos na fé, na crença, no trabalho e no mérito de colhermos aquilo que plantamos. Esta é mais uma parceria de Magnu Sousá, Maurilio de Oliveira.


03. ANTOLOGIA DO VACILO (Nei Lopes / Magnu Sousá / Maurilio de Oliveira)

ANTOLOGIA DO VACILO – É um samba de vinheta, ou seja, uma indireta; partido alto transado que rememora alguns fatos universais caracterizados como vacilos em história mundial como a batalha de Waterloo, o Maracanaço, Golpe militar de 1964 e outros, no intento de ativar a memória da nação e recriar conexão do passado com a realidade atual a exemplo do vacilo das vacinas na COVID-19 e por aí vai. Escrito por Nei Lopes e Prettos.


EP – 03 / AXÉ FOGO – PRETTOS

Axé Fogo – Prettos
Dracco Imagem

01. NUM FOGO CRUZADO

(Magnu Sousá / Maurilio de Oliveira)

NUM FOGO CRUZADO – A letra desse samba fala de uma realidade vivida a muitos anos pelos brasileiro. A violência escancarada nas ruas, nas escolas, nas famílias, na televisão etc… Mas sua intenção vai além de abrir as atenções apenas para o problema. A letra também propõe uma busca por uma vida melhor através da união. “É preciso ter fé, esperança e o sorriso não pode acabar”. Ou seja… ainda acreditamos que isso tudo pode melhorar se a gente se conscientizar, mas precisa ser logo!

02. SARAVÁ OGUM

(Magnu Sousá / Maurilio de Oliveira / Sereno FDQ)

SARAVÁ OGUM – Samba exaltação que saúda “Ogum Guerreiro”, uma divindade. Ogum no candomblé ou São Jorge na umbanda é um orixá reconhecido por sua força e coragem. Ogum teve participação ativa na criação do mundo material e venceu todas as suas batalhas. Ogum também é o protetor dos sambistas. “Kiô é festa, alacorô é ferramenta, ou instrumento musical de ogum, elegum são o iniciados na religião e ayê é a terra que ogum ajudou a criar. “Uma parceria com Sereno do Grupo Fundo de Quintal”.

03. PILANTRAGEM

(Magnu Sousá / Maurilio de Oliveira / Carica)

PILANTRAGEM – Mais um daqueles sambas de protesto do tipo dedo na cara cujo tema que carece de muita coragem para ser abordado, por se tratar de política pesada. Mas como de costume, na linhagem dos Prettos, sempre há uma válvula de escape seja na fé, na luta ou na velha habilidade que o povo tem de dar seu jeito de sair da UTI de cabeça erguida.

04. CARNAVAL

(Magnu Sousá / Maurilio de Oliveira) – Part. Especial – Bateria Ritmo Puro – Mocidade Alegre

CARNAVAL – É um samba de quadra com representatividade carnavalesca baseado na vivência dos foliões no carnaval. E sintetiza aquele frio na barriga que sentimos quando estamos próximos de entrarmos na avenida. A frase “E o carnaval está logo lá” é o portão de entrada, escola na avenida, começou, não tem mais volta! “Tanto lá quanto aqui na concentração”. Essa gravação conta com primorosa participação da Bateria Ritmo Puro, sob o comando do tão conceituado mestre Sombra da grande Mocidade Alegre.


https://ditto.fm/prettos-axe-fogo


EP – 02 / AXÉ ÁGUA – PRETTOS

Axé Água – Prettos
Dracco Imagem

05. OLHARES(Magnu Sousá / Maurilio de Oliveira / Billy SP)

OLHARES – O Samba trata do aspecto vivido no amor, nas várias maneiras as quais olhamos o amor e aprendemos com ele. Do sofrimento sentido quando percebemos que não é chegada a hora da manifestação do amor verdadeiro, de não poder toca-lo, senti-lo de perto. O jeito é desejar que a luz do olhar da pessoa amada não se escureça e que um outro olhar possa lhe encontrar e te querer.

06. BANHO DE ABRE CAMINHO(Murilão de Boca do Mato)

BANHO DE ABRE CAMINHO – Da série dos compositores beirando 80 anos de idade, segue um samba clássico da história de Murilão da Boca do Mato, mais uma peça fundamental para compor o tabuleiro do Axé, que vem pra banhar a trajetória e abrir os caminhos do samba que tem em sua composição uma grande homenagem aos orixás.

07. NO ANDAR DE CIMA(Magnu Sousá / Maurilio de Oliveira / Nei Lopes)

08. DEPRESSÃO, DIGA NÃO(Magnu Sousá / Maurilio de Oliveira)
Feat. Grupo Inovasamba

EP – 01 / AXÉ AR – PRETTOS

Axé Ar – Prettos
Dracco Imagem

01. MAGIA(Magnu Sousá / Maurilio de Oliveira / Marco Antonio da Nenê)

02. TRABALHAR, TRABALHAR(Magnu Sousá / Maurilio de Oliveira)

03. UMA DOSE DE CARINHO(Serginho Madureira / Serginho Meriti / Paulinho Bigail)

04. VITÓRIA NOSSA GLÓRIA(Magnu Sousá / Maurilio de Oliveira)