Riachão e Quinteto na França – Paris

Uma de nossas viagens internacionais, foi com querido “Mestre Riachão da Bahia” em Paris – (FR) – 2006 – (Cité de lá Musique). Tai mais uma, dentre as tantas influencias que resulta na música dos “Prettos” hoje.

“Se liga na história por ele contada! Porém o mais legal é a tradução” rsrsrs

Mas, não é da tradução que quero falar agora, pois percebo que muitos entendidos do gênero samba, principalmente da região “sudeste” do Brasil, tentam criticar o nosso som, pelo fato de exaltarmos e sermos influenciados pela a Bahia, afinal somos filhos de baiano; Gilberto Xique, nosso pai é nascido em Xique-Xique (BA), e não podia ser diferente. Gravamos o DVD Beth Carvalho canta o Samba da Bahia em 2006 também, onde acompanhamos todo mundo daquela terra divina! Bom, mais isso eu tratarei mais a frente aqui no Blog.

Sempre que ouço um som da Bahia, eu já me ligo logo no swing e procuro cair dentro, Riachão, Bule-bule, Batatinha, Ederaldo Gentil, Roque Ferreira, Walmir Lima, Nelson Rufino e tantos outros novos que vieram depois, É o tchan, Ivete, Xande Harmonia, que arrebenta na maior segunda-feira do mundo; incontestáveis!

Então fica a dica! Vamos respeitar as diferenças culturais existente em cada região? Que tal prestarmos mais atenção ao invés criticarmos o som do outro. Que tal assistir, educar nossos olhos e ouvidos, em detrimento ao preconceito.

Se para cada orixá existe um tipo de canto, saudação, comida, cor, etc… e se todo mundo respeita, podemos tranquilamente respeitar o samba em seus diferentes sotaques regionais, a forma de cantar, de dançar, de compor, etc…

Cada pessoa sente o samba à sua maneira. E não é sua verdade absoluta a verdade do outro. Pense nisso!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s